24 de mai. de 2011

A utilidade e a futilidade das Redes Sociais

Facebook, Orkut, MySpace, LinkedIn, Twitter, Google Buzz…afinal quem nunca ouviu falar algo sobre estes grandes fenômenos na internet. São estas algumas das mais famosas redes sociais existentes.

Redes-Sociais-20090916113206

Mas afinal, o que são redes sociais?

 

Redes sociais são meios online onde pessoas podem compartilhar informações de interesses comum(ou na maioria dos casos inúteis mesmo) entre inúmeras pessoas.

Lembro-me na época que o orkut era a rede social do momento nos Estados Unidos e crescia bastante no Brasil. Eu resistia em fazer parte disso. Devido aos antigos colegas de trabalho resolvi participar e achei muito interessante a ideia de compartilhar interesses comuns com outras pessoas. Como gosto de tecnologia e música pensei “assim fica mais fácil compartilhar e acompanhar informações sobre os assuntos que tenho interesse já que existe uma lista infinita de comunidades”. O tempo passou e acabei verificando que as pessoas estavam deixando de contribuir com assuntos interessantes e passaram a falar de suas vidas pessoais e compartilhar informações inúteis como meu dia foi demais, ontem encontrei a Jurema no ponto de ônibus hoje vou ao cinema etc.

Um belo dia resolvi encerrar a minha conta no orkut pois não aguentava mais a futilidade e tempo perdido em tais redes sociais.

Mas o problema não a rede social, e sim o que as pessoas compartilham pela rede. Lembro-me de uma pessoa conhecida que passava o seu número de celular e lá ficava registrado. Facilmente esta informação pode ser encontrada em buscas no google. Que perigo, olha aí a possibilidade de trotes para a pobre ignorante que não sabe que compartilhar informações pessoais na internet é um perigo. Ouvi e conheci casos de pessoas que tiveram suas fotos  “roubadas”, se assim posso dizer, e remontadas no photoshop com conteúdo pornográfico. Mas de quem é a culpa disso? Da Rede social, da dona da foto ou do responsável pela modificação e republicação da foto? No final das contas você é responsável pelo que compartilha em tais redes. Se você diz onde estuda, com quem trabalha, seu telefone, endereço e até fotos muito pessoais com todos na internet o problema e a culpa será meramente sua. As Redes sociais são importantes para o compartilhamento de informações úteis e não inúteis. Lembre-se disso.

Depois veio o Facebook, uma forma diferente do orkut porém no final é a mesma coisa: pessoas compartilhando informações. Neste mesmo embalo temos ainda o Twitter. Estas duas redes se transformaram, devido as suas n possibilidades de interação, em grandes ferramentas de marketing e formação de opinião na internet. Hoje uma empresa pensa duas vezes se vai emplacar uma propaganda cara na TV ou se vai simplesmente enviar a mesma propaganda por tais redes. Muito cruel esta decisão porém tem feito a diferença nos cofres das empresas.

Infelizmente ainda vejo as mensagens tipo hoje almocei estrogonofe, meu esposo vai chegar de viagem apenas na sexta ou até tive dor de barriga ontem e por aí vai. A qualidade da informação não melhorou nada. Poucos aproveitam as redes sociais da forma como deve ser aproveitada. Existem pessoas e empresas que ganham dinheiro expondo seus produtos em tais redes. Ganham dinheiro com isto mas e a maioria?

Caso você esteja nesta maioria…avalie e veja se realmente está se “relacionando” com outras pessoas ou se está perdendo o seu tempo. Eu não tenho interesse em saber se você acorda cedo ou tarde, se vai ao maracanã com seus amigos do trabalho. Porém não vou dizer o mesmo sobre o interesse de um maluco, ladrão ou até alguém com segundas intenções. Avalie se você poderia estar estudando, lendo um livro, fazendo exercícios físicos ou qualquer outra coisa útil ao invés de ficar bisbilhotando ou até mesmo escrevendo coisas fúteis para os seus “amigos” sociais(as vezes você nem conhece e chama de amigo!). Aproveite melhor o seu dia, o seu tempo livre e até a sua noite de sono perdida nisso.

Agora,se você usa com moderação, expõe ideias interessantes, apresenta seus produtos, enfim, ganha dinheiro com as redes sociais, vá em frente.

Sou a favor das redes sociais porém não sou a favor das futilidades. O meu tempo é muito precioso para ler coisas inúteis que enviam para mim. As Redes sociais estão semelhante ao que chamamos de SPAM nas nossas caixas de e-mail. Já inventaram até as correntes religiosas, correntes de ganhar dinheiro enviando mensagem, e-mail etc. para outras 20 pessoas pelas redes sociais. Não compartilhe nada que não seja útil e verdadeiro.

Assim como a pólvora pode ser usada para o bem e para o mal as redes sociais também se encaixam neste tipo de pensamento. Você é responsável pelo que faz, compartilha e fala. Depois não vá reclamar dos problemas que poderiam ser evitados.

Viva a modernidade e não curta o que não é bom! Use as redes sociais com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário